Após passar por uma ampla reforma e expansão, o Museu Casa Mário de Andrade, reabriu suas portas no último sábado (11), em São Paulo. Com um investimento de R$ 7,7 milhões do governo estadual, o espaço, administrado em parceria com a Organização Social Poiesis, agora inclui dois novos imóveis ligados à história da família do escritor.
A reabertura foi elogiada pela secretária Marília Marton, destacando o papel central de Mário de Andrade no modernismo brasileiro e o compromisso do governo paulista com a cultura. O projeto de restauração foi conduzido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A expansão inclui novas salas para exposições, com destaque para a mostra inaugural “A origem de Macunaíma”, que explora o personagem e o mito indígena que inspirou a obra de Mário de Andrade.
Além disso, o museu agora possui um café, uma loja e um auditório, que devem entrar em operação já no segundo semestre deste ano. Todo o espaço foi projetado visando a acessibilidade, com rampas, elevador, placas em Braille e banheiros adaptados.
Com aproximadamente 20 cômodos, incluindo uma sala de exposições temporárias e um espaço para pesquisadores, a Casa Mário de Andrade se destaca como um símbolo de preservação e valorização da cultura brasileira.
Serviço
O Museu Casa Mário de Andrade fica na Rua Lopes Chaves, 546, bairro Barra Funda, São Paulo. O telefone provisório é (11) 4096-9900, Ramal: 9854.
Para mais informações, acesse casamariodeandrade.org.br.