A valorização da leitura e do livro ficaram evidentes nas últimas semanas com duas ações que mobilizaram pessoas e empresas de diversas partes do Brasil. A campanha de doação de livros da editora da Unicamp é um exemplo disso. Em 2021, a editora doou 14 mil exemplares para organizações não-governamentais e instituições do estado de São Paulo, como bibliotecas e presídios. Este ano, 65 mil exemplares foram disponibilizados para doação, e esse número deve aumentar, já que editora prorrogou até o dia 25 de fevereiro o prazo para pedidos. Para solicitar exemplares, além de atender aos pré-requisitos, é necessário preencher um termo de doação e encaminhar por e-mail para a editora – mais informações aqui.
Petrópolis
Outra campanha que ganhou destaque nas últimas semanas foi realizada para ajudar a Livraria Nobel, de Petrópolis. As fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro deixaram mais de 150 mortos e inúmeros desaparecidos, na maior catástrofe da história da cidade. A Livraria Nobel perdeu boa parte do seu acervo, que ficava estocado no subsolo e acabou sendo tomado pela enchente. Editoras de diversas cidades, como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, se mobilizaram em um esforço para recompor o estoque da livraria. A Catavento Distribuidora de Livros é parceira no projeto. Para saber mais, clique aqui.
Como ajudar
Se você tem livros novos ou usados em bom estado em casa e deseja fazer uma doação, a dica é olhar ao seu redor e identificar quem mais precisa. Entre em contato com a biblioteca pública da sua cidade e informe-se sobre as alternativas disponíveis. Escolas públicas estaduais e municipais também costumam aceitar doações, muitas vezes sem nenhuma burocracia. Livro parado em casa não faz leitor feliz. Compartilhar um livro com outras pessoas é uma ótima forma de estimular a leitura e a disseminação da cultura. Entre nessa você também. Informe-se na sua cidade e veja como você pode doar.